NAPA, a banda que convocou casa no coração dos portugueses deslocados

No meio de alguma discórdia, NAPA é a aposta de Portugal para a Eurovisão.

No dia 9 de março, deu-se, em direto na RTP, a final do Festival da Canção de 2025, onde foi escolhida a música que irá representar Portugal naquela que será a 69ª edição da Eurovisão. 

Esta edição foi bastante renhida, dando palco a vozes de artistas como Fernando Daniel, Henka e Marco Rodrigues. A dificuldade de escolha trouxe várias músicas, como “I Wanna Destroy U” e “Cotovia” a subirem ao pódio, quer por escolha do público, quer por escolha do júri, acabando por culminar na vitória inesperada da música “Deslocado” da banda madeirense celebrada com grandes festejos. “Deslocado”  acabou por vencer o Festival da Canção, apesar de ter a mesma pontuação que Cotovia devido aos 10 pontos que recebeu do público.

Nas últimas semanas, a música dos NAPA, banda Indie Pop-Rock constituída por Francisco Sousa (guitarra), João Guilherme Gomes (vocal e guitarra), João Rodrigues (bateria), Diogo Góis (baixo), e João Lourenço Gomes (piano) tem aparecido com grande recorrência nas redes sociais dos portugueses. NAPA, de antigo nome “Men On The Couch” foi formada em 2013, tendo como inspiração bandas como os “Beatles” e “Red Hot Chilli Peppers” . “Deslocado” é uma música inspirada na história dos próprios constituintes da banda que, à procura de novas oportunidades, se viram forçados a sair de casa, na ilha da Madeira. O que começou com ensaios de banda na cave da avó de João Guilherme Gomes, acabou na representação de Portugal na Eurovisão. São inúmeros os vídeos de portugueses emigrados ou apenas estudantes deslocados que, por se identificarem com a mensagem passada, a utilizam como um hino em representação às saudades de casa. Pequenos excertos desta música provaram fazer grande sucesso nas redes sociais, levando também ao grande sucesso no concurso portugues. No entanto, a pergunta que se segue é: Será que vamos bem representados ou temos alguma chance de passar à final?

As opiniões são controversas, como não poderiam deixar de ser quando se classifica artes e música, sem exceção para “Deslocado”. A passagem para a final da Eurovisão depende de muitos fatores, desde políticos e económicos (infelizmente!), às canções escolhidas pelos outros países. “Deslocado” não se enquadra na típica fórmula que costuma agradar o ouvido de todos, visto tratar-se de uma balada lenta e não o “show-off” de ritmos, som e voz impactantes que ultimamente têm ganho a Eurovisão. É uma música cujo grande impacto reside sobretudo na mensagem, desta forma, o facto da letra desta ser em português pode eventualmente ser uma barreira ou entrave para a transmissão da mesma. Certamente, existiam opções mais “fora da caixa”, em termos de sonoridade, que trariam mais segurança na participação de Portugal. “Deslocado” foi desde sempre acompanhada de uma ótima publicidade que prendeu o público alvo logo desde o início. No entanto, este resultado demonstra também como o  TikTok e Instagram, hoje em dia, têm uma forte influência , impactando desde decisões simples diárias, até escolhas de maior relevância como festivais de arte. Por outro lado, toda a escolha em volta da representação portuguesa num concurso internacional não deveria ser baseada na representação dos portugueses?  Ao invocarem um sentimento de saudade que é bastante evidente e real em muitos dos portugueses que moram longe de casa, a banda conseguiu trazer um tema original, diferente dos que normalmente passam pelo Festival da Canção. Desta forma, conseguiu não passar despercebida, o que lhe garantiu grande parte dos votos do público, logo a seguir a Henka. A procura frenética do público por músicas que lhes passem uma mensagem com que se identifiquem levou a este resultado inédito. E assim, com apenas uma melodia em jeito de abraço, os NAPA conseguiram prender muitos portugueses aos ecrãs e às linhas telefónicas.

  O Festival da Canção veio relembrar a cultura e a música portuguesa, que por vezes com o streaming acabam esquecidas. Já “Deslocado” veio recordar a crescente taxa de emigração e imigração em Portugal e também como uma mesma música consegue relacionar-se com diferentes contextos. Desta vitória, é de esperar que “Deslocado” seja adicionada a várias playlists de estudantes universitários, emigrantes e sobretudo muitos madeirenses. É provável que Portugal não ganhe a Eurovisão, contudo, os NAPA através desta vitória conseguiram levar um pouco dos que saíram de casa, rumo à incerteza, à procura de novas oportunidades, consigo ao Festival da Canção e agora também à Suíça. Por agora, só nos resta aguardar e ver a que outras pessoas a mensagem chegará.


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