“O “FRONTAL”, Boletim Informativo da A.E. da FCML, foi criado com a intenção de dar aos alunos, gratuitamente, todas as informações a que eles têm direito, como membros desta Escola”1 – assim se apresenta pela primeira vez em fevereiro de 1983 este projeto editorial, cujos “temas abordados incidiam principalmente nos eventos da vida estudantil e associativa.”2

Inicialmente, o FRONTAL tinha autores anónimos e era dependente de chapas de alumínio, métodos de impressão atualmente obsoletos e até por muitos desconhecidos. Com o tempo, pseudónimos tornaram-se nomes, e os estudantes médicos. Todas as gerações que pelo Campo de Santana passaram conhecem o FRONTAL, mesmo que de formas muito diferentes. O Boletim passou a Jornal, e por fim a Revista. Mas os editoriais sempre espelharam o ambiente académico, as preocupações cíclicas com o ensino, com o funcionamento interno e com o futuro. Durante décadas, e apesar de alguns hiatos, o FRONTAL sempre acompanhou o bulício dos corredores, fez parte da engrenagem das mudanças, e estabeleceu-se como uma leitura obrigatória.

FRONTAL adquire um renovado significado na década passada, com a criação de um site na internet, através do qual começam a ser publicados variados artigos, de coberturas de eventos da faculdade a textos de opinião, acelerando o constante veículo de expressão dos estudantes. Paralelamente, a edição impressa remodela-se, atualiza-se e adapta-se: torna-se anual e procura um foco. Cada edição aborda um tema específico, que se desconstrói em múltiplas perspectivas, convidando o leitor a olhar para a saúde, para a ciência, para a cultura e para as artes. Hoje, mantém os valores basilares da sua criação, na medida em que “procura a amplificação da liberdade (e vontade) de expressão do corpo estudantil, promovendo a partilha de ideias num ambiente construtivo e de diálogo.”3 Permanece portanto viva, conservando-se FRONTAL.

Pela Diretora,

Matilde Marques

  1. Editorial (p.1), in FRONTAL, nº1 (primeira contagem), fevereiro de 1983 ↩︎
  2. Do Frontal à FRONTAL (pp. 6-9), por Carolina Almeida, in Frontal, N.º 50 (contagem atual), dezembro de 2020. ↩︎
  3. Página inicial da Revista FRONTAL, por Pedro Ribeiro, publicado no site revistafrontal.pt (2024) ↩︎